Páginas

Monte Serrano

Há já algum tempo que não se passeava por estas bandas. Um constante sobre e desce com uma vista fantástica sobre a Serra da Estrela.





III Passeio BTT Limpa Trilhos - Orjais

Sem ponta por onde se possa pegar, tal foi a qualidade e receção feita pelos Limpa Trilho (e toda a comunidade de Orjais) aos participantes de mais um passeio, desta vez o III Passeio BTT LimpaTrilhos.
Para começar fomos brindados com um pequeno-almoço que de pequeno só tinha o nome... depois um abastecimento a meio do percurso dignos de muitos almoços que se oferecem em passeios BTT , que dizem com aparente maior renome; e por fim um almoço que, como ouvi dizer e assino por baixo, há casamentos com menos qualidade e quantidade do que o que nos foi oferecido (exceção feita às sobremesas, para as quais posso afirmar que há banquetes que têm menos qualidade e variedade para oferecer do que as que estavam expostas... se fosse provar de todas só regressava no dia seguinte a casa... nota particular de qualidade à mousse de chocolate...).

O percurso fantástico, mesmo para quem não tem muitos quilómetros rodados já que o acumulado ficou-se pelos 600m. 
Um single-track final pelo meio das mimosas floridas, o que é sempre fantástico. Resumo, fantástico.

Obrigado aos Limpa Trilhos e a Orjais em geral por mais uma excelente manhã de BTT na Serra da Estrela. As melhoras aos companheiros que sofreram quedas mais ou menos aparatosas.

Com grande pena minha, não tirei tantas fotos como pretendia e por problemas técnicos só consegui filmar nuvens... :( O video fica para o ano que vem, no qual com certeza estaremos novamente presentes.

Ah, já esquecia de agradecer a bela garrafa do Currais 2007 que tive a honra de trazer para casa! :)





Self(ies) line!

Uma manhã de algum sol (não tanto como nos últimos dias) para tirar o pó à bicicleta de estrada. 
O ideal teria sido aproveitar o tempo e deambular por um passeio BTT pela encosta da Serra da Estrela, mas como a necessidade de estar em casa às 12:00 não se coadunava com um passeio BTT, lá tive que derivar para a estrada.
Este passeio até ao alto das Pedras Lavradas tem de tudo: subidas, descidas, paisagens... para quem quer treinar sério (sem subidas acima dos 6%) este é um bom percurso. Para quem quer simplesmente passear, aqui encontra uma das melhores opções por estrada da região!

Ao fundo, sempre a Serra da Estrela com neve nos pontos mais altos. Um excelente passeio de domingo.





Pequeno passeio

Um dia de chuva (ou ameaças) só dá mesmo para um passeio sempre perto de casa. 
Um belo passeio onde se aproveitou para explorar trilhos desconhecidos (ou novos). A encosta sul da Serra da Estrela tem muitas opções, por isso é sempre engraçado fazer os percursos em sentidos contrários pois parecem sempre circuitos completamente novos.








I Feira dos Enchidos e Sabores de Belmonte

Um passeio BTT enquadrado na "I Feira dos Enchidos e Sabores de Belmonte" num dia que ameaçando chuva, se tornou numa manhã muito bem passada por terras de Cabral.
Um passeio muito suave, de 40 km, com um circuito bastante acessível (os meus parabéns aos 2 companheiros de pedaladas menores que nos acompanharam sempre no plutão da frente).
Num dia de carnaval, onde muitos andam a correr atras das "tradições carnavalescas" que melhor programa do que uma feira de enchidos e sabores tradicionais? Acompanhados por uma visita ao Museu dos Descobrimentos!
O passeio guiado é a melhor opção para estes encontros cuja finalidade é a confraternização entre ciclistas! Desta forma há uma imposição de agrupamento que acentua o convívio e permite apreciar as paisagens e locais por onde passamos. Num país com tantos pequenos monumentos (sim, porque não temos Mosteiros da Batalha ou outros idênticos em todas as cidades) e locais que atestam a nossa história, pedalar só em velocidade não tem piada nenhuma...


Este passeio permitiu apreciar a bela vila de Belmonte (com os museus, castelo, judiaria, igrejas) as aldeias vizinhas de Inguias, Carvalhal e Colmeal (entre outras). Degustar um excelente abastecimento com as morcelas, chouriço, farinheira assadas na brasa, não esquecendo febra de porco, sempre num ambiente fantástico de camaradagem!

Parabéns à organização que mostrou como se pode criar um animado passeio de bicicleta e juntar um belo grupo de amantes da modalidade.