Páginas

Belmonte

Um trajeto desde a Covilhã até Belmonte, subindo pelo Alto de S. Gião, passagem por Verdelhos e direção ao Colmeal da Torre.

A descida por Verdelhos em direção a Valhelhas pela encosta, sempre rodeado de castanheiros e pinheiros é um percurso fantástico para se fazer no final do verão ou no outono com as cores a sobressaírem na paisagem, com o serpentear do rio Zêzere ao longe no vale e as encostas com as aldeias a rasgarem o horizonte. O verde do parque natural da Serra da Estrela, que temos que preservar, nesta encosta não tem sido fustigado pelos incêndios nos últimos anos. É bom que assim continue!







1º BTT Estrela Bike

Está feito o primeiro BTT ESTRELA BIKE.

Em primeiro lugar, um agradecimento a toda a organização e amigos pelo excelente passeio. 

Um pouco "duro" para quem não tem preparação BTT, principalmente em subidas com alguma inclinação e descidas acentuadas, que não sendo muito técnicas requeriam algum cuidado... mas nada de especial. 
Todos chegaram ao fim (com mais ou menos furos) e sem nenhum incidente de maior.
As marcações estavam suficientes e não seria necessário pedir mais. Aliás, quem pratica BTT na região com certeza não se iria perder... :)

As passagens pelos rios e ribeiras serviram para refrescar os sapatos e os trilhos "single track" mesmo que com terreno muito solto, foram muito bem trilhados... há locais muito bonitos na nossa região que deveriam ser melhor explorados. Nota-se que necessitam de maior limpeza (muitas garrafas de plástico e outros resíduos), mas acredito que com a crescente utilização voltem a ser os caminhos limpos e agradáveis que em tempos serviram as populações da Boidobra.

O ritmo calmo e as paisagens da Serra da Estrela foram uma constante. O calor ia apertando, mas por vezes a brisa "refrescava o motor" para continuar a pedalar.

O almoço esteve bem, e sem pressas. Lembrem-se é que em dias de calor vinho tinto ajuda a aquecer mais! :)

Para o ano, venha o 2º BTT Estrela Bike!!

Quero deixar uma nota negativa só ao local dos banhos, que com certeza não foi da responsabilidade do Estrela Bike. 
Não tenho memória de ir a um local de tão baixa qualidade em todas as provas BTT em que tenho participado. Mais ainda, e porque de certeza que este espaço não foi aberto só para nós... é lamentável que nos dias de hoje, numa cidade como  a Covilha, num complexo desportivo moderno e bem equipado, facultem um espaço como estes aos jovens (futebol ou outra modalidade). Não se trata de um problema de instalações degradadas (até porque não vi vandalismo nas instalações) mas uma questão de limpeza... deixo algumas fotos que falam por si. Acho que o responsável por estes locais nunca foi ao local ver como estavam...